O PENTAGRAMA:
Quem me conhece pessoalmente a pelo menos mais de um ano, já deve ter me visto, alguma vez, usando um pentagrama quase do tamanho de um prato. Combina com uma preto básico (que eu adoro usar para sair à noite com os amigos). Costumeiramente, confundem com a Estrela de Davi (ainda que quando o hexagrama inscrito em um círculo seja, na realidade, o Selo de Salomão, mas enfim). As pessoas me param na rua, no bar, na balada e me perguntam o que significa, por que eu uso... A minha resposta varia, mas eu geralmente transito entre algumas respostas padrão:1. Foi para te chamar atenção, a ponto de você criar coragem e vir falar comigo usando o pentagrama como quebra gelo. (abordagem geralmente acompanhada de uma piscadela e um sorriso - só pras gatinhas)
2. É um símbolo humanista, pois representa o homem e seus cinco membros: uma cabeça, dois braços, duas pernas. É um símbolo de valorização do homem, e tudo mais, e tals...
![]() |
Ignore os símbolos alquímicos em torno do... ignore os símbolos! |
Todas essas respostas têm algum fundo de verdade, tanto no sentido de representarem algo concreto, (como o fato das gatinhas gamarem no meu pentagrama), quanto no de servirem como justificativas parciais para o fato de eu usar um pentagrama no pescoço. Qualquer um que me conhece profundamente, sabe que essas são, no geral, desculpas que eu uso para não falar dos significados mais profundos que eu atribuo a esse símbolo, massss... Hoje eu não vim falar de magia nem coisa do capiroto. Mentira, eu vim falar disso sim!, pois eu não conheço área do conhecimento que seja mais mágica do que a Matemática!
O QUE É MATEMÁTICA?
Voltando ao pentagrama, ele era símbolo de uma ordem mística fundada por Pitágoras, e eles utilizavam o pentagrama para se identificarem entre si. Reunidos, eles estudavam os curiosos padrões sobre as proporções divinas na matemática, no pentagrama, na música e discutiam muito sobre geometria. A matemática era cultuada como uma ciência sagrada, divinatória, algo transcendental e esotérico.
Mas o que de fato é a matemática? O que significa ser um matemático? Do grego arcaico, matemática significa ciência, conhecimento, aprendizado. Enquanto matemático, significa amigo do conhecimento. E não para menos, a matemática é uma ciência que foi se modernizando enquanto linguagem e, enquanto aplicação, ela já era praticada muito antes de ser formalizada.
![]() |
Não se intimide com os símbolos, eles estão aí para facilitar o entendimento, não dificultar! |
É muito recorrente contar-se histórias sobre o princípio da contagem, com os cálculos (pedras) como uso primitivo das relações de grandeza. Mas eu penso que esse recorte já está um pouco ultrapassado, principalmente em relação às concepções mais modernas sobre o que é matemática. Para mim, matemática é a ciência do pensamento crítico, é a ciência da racionalidade. Uns diriam que essa é a filosofia, mas aqui entra um mal compreendido muito comum: Filosofia, é a ciência do questionamento, quer ele seja crítico, metódico ou não. Quando você questiona o ambiente à sua volta, você está sendo filosófico. Quando você tentar encontrar respostas ou explicações para o mesmo, você está sendo matemático!
"Mas calma ai, o papel de buscar responder e explicar a realidade é da ciência!"
Ciência, você diz? Conheça seu pai e a sua mãe. A filosofia e a matemática! As duas, combinadas, são mães de todas as ciências. Eu disse, todas a ciências. As ciências jurídicas, as ciências humanas, as ciências exatas, as ciências científicas, enfim... A matemática e a filosofia se intercomunicam, de modo que, por vezes, é quase impossível distinguir o que pertence ao território de uma ou de outra. Mas o fato é esse, a matemática é mãe de todo o conhecimento!
Matemática é a ciência dos padrões. Então, tudo o que depende de uma padronização, organização, ordenação, um conjunto de parâmetros pré-estabelecidos, regras, sistemas... tudo isso, bebe da matemática. No português, a regras gramaticais foram pautadas baseadas em estudos relacionados a padrões linguísticos. Se eu escrever:
"aouferovbeoiuvbeaovusnocvksdmadffoksnvb0erhvboeranhvsxak"
Eu comuniquei alguma coisa? Eu escrevi letras aleatoriamente. Literalmente, eu passei os dedos pelo teclado sem nenhum critério. É possível chamar de vocábulo o que eu escrevi ali? Certamente que não. Pois existem diversos parâmetros na língua portuguesa, até mesmo para o que tange aos neologismos. Beleza então, eu só preciso me preocupar em utilizar palavras para comunicar uma mensagem clara, é isso?
"de no do o e caiu cara chão palco metaleiro espatifou bêbado"
Outra vez, eu comuniquei uma mensagem clara? Seria possível extrair um sentido claro dessa frase, apenas pela maneira como ela foi posta? Seria possível supor um sentido para a frase? Para tanto, eu vou colocar ela no seu formato original:
"O metaleiro bêbado caiu do palco e espatifou de cara no chão"
É possível que, por um obséquio, você tenha adivinhado que o sentido da frase era exatamente esse, mas tenho certeza que a mensagem não se fez clara desde o início. Afinal, no português, existem regras sobre o modo como as palavras devem ser ordenadas para que o sentido, não apenas das palavras, mas da frase e do seu contexto seja compreensíveis ao interlocutor.
Assim é com a matemática. O que as pessoas geralmente confundem, é pensar que a matemática está restrita ao seu linguajar matemático. A matemática, para que se tornasse uma linguagem universal, precisou adotar convenções, símbolos próprios, métodos e modelos lógicos para que pudesse ser desenvolvida a trabalhada. A matemática é também uma forma de linguagem, é uma forma de se enxergar o mundo!
A MATEMÁTICA TEM UMA LINGUAGEM PRÓPRIA. MAS DOMINAR OU NÃO ESSA LINGUAGEM, NÃO TE IMPEDE DE DESENVOLVER O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO.
Lógica, racionalidade, senso crítico. Eu volto a bater nessa tecla. Matemática, tem muito mais haver com pensar fora da caixa, do que pensar de forma estrita, ordenada, ou viver a repetir procedimentos de forma viciada e irracional. Por certo período, a escola reproduziu um sistema que colocou a matemática em um patamar muito distante da realidade cotidiana dos alunos e dos cidadãos. Desse modo, o conhecimento matemático ficou alienado de si mesmo, pois os alunos se empenhavam para aprender a reproduzir fórmulas e processos os quais eles não compreendiam em sua natureza, essência e fundamento prático.
Tem muitas pessoas que tem uma mente muito boa para raciocinar, pensar, questionar... Contudo, ingenuamente afirmam que não gostam ou não entendem de matemática por que não se dão bem com números. Eu repito, não é necessário dominar a linguagem matemática para desenvolver o pensamento crítico, mas pode ter certeza que exercer pensamento crítico, significa ser matemático.
Desse modo, eu acabei respondendo por tabela meu segundo questionamento: O que significa ser um matemático? Para mim, significa ser um curioso incorrigível. Significa ser sedento por conhecimento. Significa ser alguém que buscar formas diferentes de pensar, questionar e, não bastando, propõem soluções diferentes para os problemas que muitos vivem a querer empurrar as mesmas fórmulas, ultrapassadas. Ser matemático significa manter a mente aberta, mas sem perder o norte do que se pretende encontrar.
Pensa que a minha visão é muito romântica? Talvez seja, mas qual seria o sentido de me envolver se não for para me lambuzar? Sou um apaixonado pelo conhecimento, não é por pouco que escolhi cursar matemática. Até a próxima!
Fudido o texto cara!!! Valeu Mesmo!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirSe os negros egípcios (povos nilóticos de KEMET) não tivessem ensinado quase TUDO aos gregos, NADA disso eles saberiam e muito menos conseguiriam se passar como os "fundadores" das ciências filosóficas e matemáticas séculos depois.
ResponderExcluir