"É preciso a coragem de ser um caos para gerar uma estrela dançarina." - F. Nietzche.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A Ditadura da Informação

André Dahmer
Qual é o montante de informações que acumulamos diariamente? Redes sociais, jornais televisivos, e aquele acumulo abusivo de notícias pseudo-científicas (bem ao modelo do Portal Terra). O mundo moderno, globalizado torno impossível a digestão eficiente de qualquer informação que recebemos.

Bombardeados com notícias de miséria, desemprego, gato de duas cabeças, pesquisas norte-americanas "comprovando" que quem dorme mais tarde é mais inteligente; a nossa geração vive uma fase imbecilizante. Não estou colocando tal como regra, mas é notável perceber a memória fraca de quem ainda se surpreende com notícias velhas, ou mesmo repetidas.

O ESPETÁCULO NÃO PODE PARAR!

Desde a escola, somos condicionados a guardar um montando grande de informações, de modo a despeja-lo em um questionário chamado prova (que não funciona como prova de rendimento real, nem de inteligência). A velha tática de recompensar apenas aqueles que são mais eficientes em aprender e reproduzir algorítimos, do que os que são capazes de questionar o conhecimento. Sempre que um aluno teima em questionar demais o professor, ele se torna um aluno problema.
Neil deGrasse Tyson
"Quando o estudante cola na prova, é por que o sistema valoriza
notas mais do que o estudante valoriza o aprendizado." - Neil deGrasse Tyson

O SENSO CRÍTICO RARAMENTE É ESTIMULADO.

Já passamos da Era do Conhecimento, e estamos possivelmente tendendo para um regresso em direção à Era da Informação. Por que regresso? Valoriza-se demais a capacidade de se manter "antenado" com os variados assuntos, e valoriza-se de menos a capacidade de fazer analises críticas em relação à informação que se adquire. Vulgariza-se o conhecimento, por meio de textos de fácil digestão e idéias que raras vezes são efetivamente questionadas.

A propagação veloz dos HOAX's está ai para provar o modo como as pessoas nem mesmo fundamentam a informação que divulgam, antes de espalharem os absurdos mais sem noção do mundo! Meu apelo é simples. Desacelere. Relaxe, e busque ter mais atenção com o que lê ou divulga desnecessariamente. Eu vejo muita dialética invertida, e muitas pessoas apoiando causas e ideias sem entender por que realmente está lutando. Paz, Amor, e uma sombra num fim de tarde para ler um bom livro, sossegadamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário