"É preciso a coragem de ser um caos para gerar uma estrela dançarina." - F. Nietzche.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O TEXTO MAIS PERIGOSO DE TODOS

Isso não é uma brincadeira. Esse texto não é irônico, mas carrega consigo informações e ideias que você, leitor, vai apresentar GIGANTE resistência para assimilar. Mas não se preocupe, eu vou elucidá-lo em torno do processo, basta você ter coragem para tal.
Shhhhh!!

Antes de mais nada, acho que seria interessante revisar alguns dos outros textos do meu blog. Textos que contribuem para perceber como os dualismos são meras ilusões criadas para nos prender em falsas dicotomias, veículos de aprisionamento mental e intelectual. Prisões como são as ideologias e rótulos, que limitam a nossa percepção sobre a realidade. Observar como o estado é um dos principais veículos de dominação e repressão da nossa expressão enquanto entidades individuais. E por último, perceber como a intelectualidade academicista não nos ajuda a escapar da ignorância. Já que pior do que a ignorância, é a falsa sensação de conhecimento (e a falsa sabedoria).

Como já devem ter percebido, não é um simples texto, mas vários textos em um só. Eu trabalhei muito conscientemente para compor essa malha de textos que se interconectam e se comunicam mutuamente. E o tema de hoje é, o ser humano, o estado, a sociedade, o mundo e, de forma bem pretensiosa, o único caminho que eu enxergo para curar o mal da humanidade.

Fome, peste, miséria, violência, estupros, assassinatos, repressão, roubos, catástrofes naturais, corrupção, manipulação... O que tem de errado com o mundo hoje em dia? O mesmo que teve de errado há milênios. Ele é habitado por seres que se auto-denominam Conscientes, sem nem ao menos entenderem o que significa estar e ser consciente!

Descartes cometeu um erro crasso ao afirmar que "penso, logo existo". Essa percepção do homem, como entidade pensante, capaz de, ó, elaborar raciocínios e compor idéias e teorias, de modo a colocar-lo numa posição superior à dos animais, é a principal causa de todos os males humanos. Como isso? Pois bem, vou mencionar o primeiro tabu do texto. Light, mas ainda assim, um tabu:

O PENSAMENTO É A RAIZ DE TODO MAL!

Como isso? Psicologia cognitiva. Tudo o que falamos ou fazemos, é repercussão do que pensamos. Vou criar um gráfico para explicar melhor:
Sim, eu desenhei no paint. Com licença!

São os 3 níveis da expressão do Ser Humano. No cerne mais interior, estão os nossos pensamentos. Todos os nossos conceitos, opiniões, e mais, muito mais. Todos os mínimos pensamentos e reações internas a respeito de uma situação, se enquadram nesse contexto. E, diferente do que muitos imaginam, nossos pensamentos são REAIS. Eles compõem parte da REALIDADE e da NATUREZA, e de tal modo, eles também interferem até mesmo na realidade dita concreta, física.

No segundo nível de expressão, está a nossa expressão linguística. Pode ser por meio da escrita, ou por meio da oralidade e, ainda, por meio da expressão corporal. Mostramos as nossas ideias, mesmo de boca fechada (por meio do corpo). Aqui, a expressão antes fechada ao universo mental, ganha um pouco mais de consistência, por meio da propagação de ondas. Também, atinge o ouvido ou os olhos de outra pessoa que pode vir a carregar ou não aquelas impressões no próprio corpo mental.

Por último, existe a expressão mais densa e notória, as nossas atitudes. Essas, podem edificar ou destruir. Matar ou Salvar. São, SEMPRE, repercussões daquilo que pensamos, mas podem concordar ou não com a nossa oralidade. É a famosa hipocrisia, falar uma coisa, mas fazer outra. Mas acredite, na hora H, por mais que o discurso de uma pessoa seja bonito e inspirador, ela mostra quem ela realmente é por meio das atitudes.

Juntando todos os fragmentos, eu pontuo outras afirmações perigosas:

TODOS OS PIORES CRIMES COMETIDOS CONTRA A HUMANIDADE, ANTES DE SEREM PRATICADOS OU ACONTECEREM, SURGIRAM POR MEIO DOS PENSAMENTOS. NA ESFERA MENTAL, ELES GANHARAM CORPO E FORMA. POR MEIO DO DISCURSO EMOTIVO E HIPÓCRITA, GANHARAM ADESÃO. ATÉ O DIA QUE SE EXPRESSARAM FISICAMENTE, POR MEIO DAS AÇÕES DAQUELAS QUE PRATICARAM OS CRIMES MAIS HEDIONDOS.

Eu sei qual exemplo você, caro leitor bem informado, associou a essa explicação. Sim, o Nazismo é um exemplo clássico, mas as repercussões e implicações desses fatos pouco relatados, está muito mais próximo e onipresente do que você poderia imaginar.

Voltando um pouco na prosa, o que significa ser Consciente? É ser racional? É passar madrugadas pensando e pensando sobre os problemas do mundo? Vocês consideram que eu, autor desse blog, acumulei ou atingi esse tipo de percepção, por meio de livros ou noites e dias perdidos dedicados exclusivamente a pensar? Lamento informar que é justamente o CONTRÁRIO. Eu postulo aqui:

O PENSAMENTO É UMA DOENÇA. A MENTE É A NOSSA MAIOR INIMIGA.

Todas as doenças, sem exceção, começam pela mente. Mesmo as viroses e infecções, são contraídas por culpa de um sistema imunológico fragilizado. Essa é uma realidade difícil de engolir, pois a sua vida inteira você foi criado para valorizar-se por meio da intelectualidade e do pensamento, mas isso é uma ilusão tão poderosa e magnética que nos aprisiona. É um dos últimos estágios que nós precisamos ultrapassar para nos encontrarmos com qualquer percepção concreta sobre o REAL.

OS PÁSSAROS QUE VIVEM PRESOS EM GAIOLAS, PENSAM QUE VOAR É UMA DOENÇA.

Transcender a dependência de linguagens e teorias para conhecer a realidade é um caminho dificílimo, mas caso não queira trilhar-lo, terá de reconhecer sua debilitante visão de mundo. Permeados de falsas dicotomias e maniqueísmos que te impedem de conhecer a vida de uma forma mais complexa e, portanto, mais próxima da realidade.

Mas EI! O que significa ser Consciente? Significa entender que você não é o seu corpo, nem a suas emoções, nem mesmo a sua mente. Você é o que observa tudo isso, a uma distância. Experimente você, perceber-se como algo alheio aos próprios pensamentos, como um expectador, ou um ouvinte de uma rádio. Note o que acontece. Coloque-se, por um instante, como algo que está além de você mesmo, e note como seus pensamentos ficam escassos. A sua mente vai parando aos poucos. Os pensamentos ficam espaçados, eles se sentem intimidados com o fato de serem observados. Ficam envergonhados, "quem é esse que nos observa?", ora veja, ESSE É VOCÊ, EM PURA ESSÊNCIA!

VOCÊ NÃO É O QUE VOCÊ PENSA SER. VOCÊ SIMPLESMENTE É!

Toda a realidade existe independe do que você pensar a respeito dela. Não existem tábuas sagradas com as leis naturais de forma a reger as leis mecânicas. O universo não pede permissão a nenhum teórico sagrado das academias e universidades para se comportar tal como ele se comporta. Por conta disso, não faz sentido pensar que a realidade seria alcançada pelos nossos pensamentos, emoções ou sensações (sentidos físicos). É necessário transcender tudo isso e, SIM, o ser humano é capaz de tal! Chame de sexto sentido, chame de intuição, que seja. O fato é que as escolas, as universidades, as academias, a televisão, os filmes, as músicas, e mesmo a cultura e a arte massificada te bombardearam a vida inteira com informações que te obrigaram a desacreditar na sua intuição. Desse modo, trabalharam seriamente para te desvincular de você mesmo. Te obrigando a aceitar uma carapaça inventada, uma representação ilusória sobre quem você realmente é.

E agora vem o momento mais perigoso do texto. Aquele que vai te deixar mais revoltado e inconformado. Óbvio que você vai ficar inconformado, pois vai associar-lo a uma série de outros conceitos e ideias pré-concebidas. Construtos mentais arquitetados e implementados para te desviar automaticamente de qualquer ideia ou pensamento efetivamente libertador:

NÃO EXISTEM VÍTIMAS, NINGUÉM É INOCENTE!


Todos somos, sem exceção, eternamente responsáveis por tudo o que cometemos E por aquilo que cometem conosco. Sim, até mesmo a violência que praticaram contra você, até mesmo nas situações em que você foi lesado, ou que lesaram outra pessoa, todos nós somos responsáveis por isso. Todos nós temos um potencial infinito - adormecido - e capaz de transformar a realidade que nos cerca de forma que outros considerariam assustadora. Muitos indivíduos acessaram esse potencial. O colocaram em prática, e foram notórios lideres comunitários. Humanistas engajados em lutas nobres com repercussões que marcaram a história, ou ainda, ditadores sanguinários eficientes em conduzir massas e manipularem multidões à mãos de ferro. Também existem aqueles chamados de messias, que inspiraram revoluções na forma humana de pensar. O que todos eles têm em comum? Todos nasceram do ventre de alguma mulher, nus, desprovidos de qualquer dote ultra-natural. Indivíduos tão comuns quanto eu e você, mas que diferente da grande maioria, reconhecerem neles mesmos o seu verdadeiro potencial transformador. De tal modo, não admitiram a submissão a valores limitantes. Quer tenham feito o bem ou o mal, atingiram seus objetivos, quer seja integralmente ou parcialmente.

Se a sua vida está mal. Se a sua namorada te largou. Se naquele dia especial, tudo deu errado; reconheça, antes de querer culpar qualquer outro, que o primeiro culpado é você mesmo. Você pode filosofar e questionar esse pensamento rigorosamente, mas com uma percepção ainda muito limitada, você não seria capaz de medir todas implicações que justificariam essa forma de pensar. Pode parece elitista, pode parecer meritocracia, mas é simplesmente por que VOCÊ ainda está preso a esses rótulos e a essas formas limitadas de se conceber outras ideias.

Se as pessoas, ao invés de esperarem que as transformações sociais viesse de cima para baixo. Se ao invés de esperarem que o governo, ou o estado, ou o escambau a quatro, resolvesse os problemas de miséria, fome, violência e buscassem resolver os problemas da própria vida, POR CONTA PRÓPRIA... O mundo conheceria paz e liberdade genuína. Se CADA indivíduo fosse consciente de que a primeira pessoa que se opõem entre ela e os objetivos dela, é de fato, ELA MESMA, teríamos uma revolução por dia.

A VERDADEIRA REVOLUÇÃO COMEÇA DENTRO DE TODOS NÓS!

É muito fácil acusar ao outro. É muito fácil se fechar nos seus conceitos sobre certo e errado e dizer que o problema está sempre no outro. E não, o autor desse texto não comete essa falha, pois por reconhecer os benefícios de entender como ele é o principal responsável pelos próprios sucessos e fracasso, e reconhecer os benefícios dessa forma de pensar, é que ele decidiu escrever esse texto.

Não seja mera vítima das circunstâncias! Tome as rédeas e reconheça que ninguém pode fazer mais por você, do que você mesmo! Pode parece a típica mensagem de livro de auto-ajuda (e muitos desses autores, são pessoas que reconheceram essa verdade), mas se é tão pictórico para você, por que ainda não o pratica? Conhecer não é saber. Sabedoria só se acumula com a experiência. E se tudo o que você sabe só veio por meio da teoria, então você não sabe nada sobre NADA!

"O QUE TEM DE TÃO PERIGOSO SOBRE ESSE TEXTO?"

O fato de quase ninguém colocar essas ideias efetivamente em prática. Elas leem um texto como esse, a título de curiosidade, para depois focarem as atenções dela naquilo que elas foram condicionadas a pensar que é o que realmente importa. Televisão, esporte, trabalho, estudos, ganhar dinheiro... tudo isso, sem a consciência sobre quem você realmente é, e sem a consciência sobre o seu verdadeiro potencial, é tudo futilidade inventada para te manter ocupado e alienado de si mesmo. O que existe de tão perigoso em demonstrar tudo isso? É mostrar que existem pessoas que, há milênios, tiveram acesso a esse conhecimento e optaram por guardar todos esses segredos a sete chaves. De maneira que eles pudesse manter as outras pessoas adormecidas sobre quem elas são e o verdadeiro potencial delas. Desse modo, elas usariam o potencial dos adormecidos para mantê-los escravizados, inertes, absortos em estado de quase constante e absoluta hipnose. Como eu disse antes, quem nasce e vive em condições tão precárias de saúde e inconsciência, toma o falso como natural.
Toda ficção tem base na realidade!

Hoje nós vivemos muito próximo ao ápice desse ciclo escravista. Próximos ao ápice, pois pode piorar. E numa fase extremamente crítica, pois eles habilmente conseguiram criar um mundo onde as pessoas acreditam ser livres, e onde elas acreditam que suas limitações são naturais e até desejadas. Pode parecer teoria da conspiração, mas é muito PIOR do que isso. Pois os conspiracionistas são geralmente pessoas que ficam ainda mais bitoladas e suscetíveis e acreditarem em qualquer coisa que venha com esse rótulo misticista, de denunciar verdades que não podem ser proferidas. Não é a minha intenção aqui.

Minha intenção é fazer um convite, para que busquem se encontrar com vocês mesmos e perceberem a realidade por um angulo diferente. Um angulo sem rótulos, sem preconceitos e sem dogmatismos intelectuais. Pois a minha última questão é:

E SE TUDO O QUE TE ENSINARAM A ADORAR FOSSE FALSO? E SE TUDO O QUE TE ENSINARAM A REPUDIR, PUDESSE TE LIBERTAR REALMENTE?

Caso queiram acompanhar meus textos, pesquisas e notícias, curtam minha página: Gunter Brian

7 comentários:

  1. Ótimo texto. Porém, creio que toda a problemática humana seja a auto-negação.

    ResponderExcluir
  2. A alegria de um louco é encontrar outro louco! Estou feliz por ter lido esse artigo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, parabéns pelas palavras!

    ResponderExcluir
  4. espetacular, como se uma porta para novas percepções fosse mostrada a mim, dessa vez sem dúvidas de que não sou o único que a vejo, e que não sou o único que pode entrar!

    ResponderExcluir
  5. Irmão! Parabéns pelas palavras. Li o texto imaginando estar na biblioteca com você do meu lado. Usei a capacidade dos nossos cérebros para imitar sons, o resultado foi você lendo para mim rsrsrs Saudades!
    Att: ainda irmã da sua alma

    ResponderExcluir